Turismo

decor-big-white.png

Atrações Turísticas

pequeno-branco.png

Cachoeira a "Cidade Monumento Nacional" respira história em todas as esquinas.

Literalmente cortada pelo Rio Paraguaçu, a cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano é uma das principais referências da cultura da baianidade.

Conhecida por sua importância histórica, Cachoeira concentra um dos maiores e mais importantes acervos de arquitetura barroca do Brasil, com seus casarões imperiais, ricos em cores e detalhes.

A gastronomia também é um dos pontos fortes do Recôncavo, pois a proximidade com o mar da Baía de Todos-os-Santos e com o sertão baiano se configura numa importante miscigenação cultural que reflete diretamente na culinária local.

A ligação de Cachoeira com a vizinha São Félix se dá por meio de uma ponte metálica rodoferroviária de 365 metros. Em São Félix, traços históricos também são facilmente percebidos na arquitetura.

Cachoeira é, sem dúvida, uma cidade singular para a Bahia e a cada ano vem ganhando mais visibilidade nos roteiros turísticos do Brasil. Inconfundível por seus monumentos, também chama a atenção pela rica cultura local, sua forte religiosidade marcada pelo sincretismo e o carisma de seu povo.

PONTOS TURÍSTICOS:

  • Casa de Câmara e Cadeia
  • Memorial Irmandade da Boa Morte
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja da Ordem Terceira do Carmo
  • Museu Hansen Bahia
  • Convento São Francisco do Paraguassú.
  • Turismo

Principais Eventos

pousada.jpg

São João

A festa junina de Cachoeira, também conhecida como Feira do Porto, é considerada uma das melhores e mais tradicionais da região, e atrai diversos turistas. A programação do evento conta com shows musicais, trios de forró pé de serra e o tradicional concurso de quadrilhas. Todos os anos, são vendidas comidas típicas juninas e pratos da região, incluindo beiju, pamonha, canjica e maniçoba.

pousada.jpg

Boa Morte

Considerada uma das maiores tradições culturais do Recôncavo Baiano, a Festa da Boa Morte acontece todos os anos no mês de agosto, e atrai visitantes de vários cantos do mundo, atraídos pela força religiosa ou, principalmente, pela singularidade da Confraria das Irmãs da Boa Morte.

pousada.jpg

Flica

A Festa Literária Internacional de Cachoeira já se tornou tradição no calendário de eventos literários do Brasil. Segue trazendo para o Recôncavo Baiano influentes nomes da literatura nacional e internacional, com programação para adultos e crianças. Em 2017, como nas edições anteriores, estão programados debates literários, lançamento de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus.